PREVENÇÃO

Dia D de vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado (30)

A mobilização marca o encerramento da segunda fase da campanha voltada para os jovens entre 20 e 29 anos.

28/11/2019 09h50
Por: Sandro Araújo
Fonte: ASCOM

A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria de Saúde, informa que o dia D de vacinação contra o sarampo será realizado neste sábado (30/11), em todas as unidades da rede municipal de saúde.

A mobilização marca o encerramento da segunda fase da campanha voltada para os jovens entre 20 e 29 anos. Pessoas nesta faixa etária, que não tenham tomado, não lembram ou não possuam mais a carteira de vacinação, devem procurar as unidades de saúde para receber a vacina que também estará disponível para os outros públicos.

O sarampo é uma doença viral infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, que pode ser passada de pessoa contaminada para pessoa através das secreções respiratórias por meio da tosse, espirro; fala; gotículas dispersas no ar e objetos contaminado com o vírus.

Os sintomas iniciais da doença são: Febre acompanhada de tosse persistente, irritação dos olhos, corrimento do nariz e manchas pelo corpo logo após o aparecimento destes sinais. Qualquer pessoa pode contrair o sarampo, por isso a única maneira de prevenção dessa doença é através da vacinação.

Os jovens que ainda não se vacinaram contra o sarampo devem levar o cartão de vacina e documento oficial com foto ao posto de vacinação mais próximo. Todas as unidades de saúde do município estarão em funcionamento das 08h às 16h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.